domingo, agosto 31, 2014

60 anos da morte do presidente Getúlio Vargas

Olá ,
Domingo passado, completou 60 anos do suicídio de Getúlio Vargas na capital federal . A Rede Globo de televisão homenageou com a exibição do filme Getúlio , na Tela Quente . O filme foi exibido pela primeira vez na televisão brasileira . Isso é atípico porque os novos são exibidos no canal fechado primeiro , rede Telecine ou Megapix . Canais pertencentes ao mesmo grupo de comunicação . O longa foi produzido pela Globo filmes . Este ano , foi lançado no dia primeiro de Maio . Data bem escolhida porque a data era bem usada por Vargas .
"Getúlio" não é uma biografia pessoal e nem o resumo do 19 anos de poder do político .O fime mostra os últimos dias de vida do presidente e os motivos do suicídio . Muitos historiadores divergem sobre assassinado ou Getúlio ter tirado a própria vida . A tese apresentado pelo longa é muito bem feita e consegue convencer o espectadores . Outro lado interessante é ver a dificuldade de uma pessoa governar o país com tantos interesses na sociedade brasileira . Além da pressão da imprensa criticando tudo por um longo período . O principal era o jornalista Carlos Lacerda . O estopim foi o assassinato do segurança particular do crítico . As investigações provaram o envolvimento do chefe da segurança do presidente da república . A pressão foi dos militares , imprensa e parte da população .
Muitos historiadores afirmam que o golpe militar foi adiado por dez anos . Vargas morreu em 1954 e os militares assumiram o poder em 1964 . A comoção popular fez a extrema direita recuar de assumir o poder inconstitucionalmente .
O lado ruim foi a baixa audiência do filme na Rede Globo . Segundo o site Notícias da TV do Daniel Castro , o filme foi a pior audiência da história . O filme atingiu 12,1 pontos na grande São Paulo de acordo com instituto IBOPE .  A segunda colocada teve a metade da primeira . Demonstra um certo desinteresse da população na história do país . Isso é triste porque o conhecimento do passado ajuda a entender os atuais conhecimentos .
A atitude da maior emissora do país foi bastante interessante . Filmes como Getúlio mereciam mais divulgação porque ajuda a aumentar o conhecimento da população . É difícil porque meios de comunicação de massa visam o lucro portanto é exibido o que dar audiência ou mais conhecido IBOPE . Há televisões sem fins lucrativos . O principal exemplo é televisão pública . Elas deveriam investir mais em programas com conhecimento e aumentar a divulgação desse tipo de TV .
Abraço e assistam ao filme , principalmente , os alunos no ano do vestibular . 

Nenhum comentário:

Postar um comentário