segunda-feira, agosto 18, 2014

Marina cresce na pesquisa Datafolha

Olá ,
O jornal Folha de São Paulo divulgou uma pesquisa sobre as intenções de volto para presidente da república e aprovação do atual governo . É a primeira pesquisa após a trágica morte prematura de Eduardo Campos . 
A pesquisa substituiu Marina Silva por Campos . A candidata do PSB atingiu 21 % e está tecnicamente empatada com Aécio Neves . O candidato do PSDB manteve 20 % . Dilma Rousseff manteve 36 % . Os votos da nova candidata veio dos  brancos , nulos , nenhum de 13 % para 8 % . Além do indecisos de 14 % para 9 % . Pela primeira vez , os adversários da presidenta Dilma passaram a porcentagem da candidata do PT . A consequência foi  a probabilidade de ter um segundo turno . O instituto de pesquisa fez duas suposições : Dilma contra Marina e Aécio contra Rousseff . Os números : 
No primeiro confronto , Marina e Dilma estão empatadas tecnicamente . A candidato do PSB aparece na frente com 47 % e a do PT 43 % . Segundo confronto , a petista ganharia com 47 % e o tucano 39 % . 
As porcentagens de rejeição são : Dilma Rousseff 34 % , Aécio Neves 18 % , Pastor Everaldo 17 % , Zé Maria 16 % , Eymael 13 % , Levy Fidelix 13 % , Rui Costa 13 % , Luciana Genro 11 % , Marina Silva 11 % , Mauro Iasi , Eduardo Jorge 10 % , votaria em qualquer um 11 % , rejeita todos 3 % e não sabe 10 % . 
A aprovação do governo Dilma aumentou de 32 % para 38 % . Isso é fundamental para quem está no governo e tenta se manter . Mais pessoas aprovando o governo , maior probabilidade de votos na situação . A campanha da petista acompanha atentamente esses números porque pode ser fundamental na eleição disputadíssima deste ano . A maior interferência nisto é a inflação . Os números do IPCA , dados oficiais , vem abaixando , porém continua no teto da meta : 6,5 % . Deve ser lembrado sobre os futuros reajustes de preço na Petrobras , combustível , energia elétrica . A estatal  já deu indícios indicando um aumento . A conta de luz ficará mais cara devido ao uso das térmicas . O custo da energia aumentou e o consumidor pagará a diferença .
Marina conseguiu ,em poucos dias ,  o que Aécio e Eduardo não realizou em meses . A oposição queria atrair os descrentes da política . Essa parte da população pode ser fundamental em uma eleição disputada . Além de outro fator : a rejeição . A atual presidente apresenta esse índice alto e os outros baixos , principalmente Marina Silva . No segundo turno , muitos podem votar em quem rejeita menos do que o candidato favorito . O voto seria por eliminação . 
Amanhã , inicia o horário eleitoral gratuito com 50 minutos pela parte da manhã e noite ( rádio ) . Na televisão , de tarde e noite . Todos eleitores devem assistir para analisar as propostas e votarem corretamente . Em uma eleição disputada , os detalhes serão fundamentais . 
Abraço e bom início de campanha para todos !  

Nenhum comentário:

Postar um comentário