sexta-feira, agosto 01, 2014

BRT Transcarioca terá ônibus biarticulado

Olá ,
Segundo reportagem do jornalista Geraldo Ribeiro do jornal Extra , o consórcio BRT receberá os dois primeiro ônibus biarticulados para o novo corredor expresso da cidade . O prazo para chegarem no Rio de Janeiro é de 30 dias . Não há uma data definida para entrar em operação . O trajeto escolhido para operação já foi escolhido : Alvorada - Madureira . A previsão do consórcio é carregar 30 mil passageiros quando a linha estiver em operação definitiva . Os novos veículos possuem 28 metros de comprimento e capacidade para transportar até 250 usuários . Esse trajeto do BRT Transcarioca foi inaugurado no sábado passado e terá horário ampliado . Novo horário será : 9 horas até 16 horas . Aumentando em duas horas , uma na parte da manhã e outra de tarde . A previsão da secretaria municipal de transportes é de um mês para implantação completa e serviço 24 horas da Alvorada ( Barra da Tijuca ) até Madureira . A maior preocupação é o risco de acidentes . Outra informação importante : dentro do horário da linha Madureira , o trajeto Tanque não é oferecido . O motivo é que as estações da linha Tanque , são usadas pela linha Madureira . Das 9 horas até 16 horas , o destino é Madureira e não Tanque . A população pode ficar confusa , mas irá alterar o uso . 
Os novos ônibus estão acabando de ficar prontos no Paraná . É necessário licenciamento , GPS ,  câmeras e testes de adaptação . Os motoristas serão treinados para dirigirem um ônibus tão grande . O custo é superior a R$ 1 milhão por biarticulado . Um dele substitui quatro ônibus convencionais e cada transporta até 250 passageiros .  Não foi informado qual consórcio está investindo e nem a empresa de ônibus . 
A Rio Ônibus e a secretaria municipal  de transportes acertaram na compra de biarticulados . Os usuários do BRT vem solicitando . A demanda da TranOeste é grande . São 4 milhões de usuários transportados por mês e 229 carros operando entre as as 57 estações . Uma das maiores queixas é a lotação e falta de ônibus . A Tendência é aumentar porque muitos usuários da Transcarioca irão utilizar a TransOeste também . No final do ano passado , mais  9 ônibus tipo padron entraram em operação no BRT em Campo Grande. 33 veículos com ar fazem o transporte dos moradores. Isso é importante porque a prefeitura proibiu as vans em Campo Grande onde o BRT circula . É necessário ainda mais . O atendimento precisa ser de qualidade para mais pessoas usarem o transporte coletivo e deixarem o carro em casa . Isso ajudará a cidade toda porque diminuirá o congestionamento . A consequência é melhora da qualidade de vida da população . É preciso ter mais ônibus nos corredores exclusivos . A desculpa não pode ser gerar trânsito  porque a faixa exclusiva já existe . Falta investimento em novos veículos . É preciso de cobrança do poder público , da população e imprensa para melhora da qualidade do serviço .
Abraço ! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário