domingo, julho 21, 2013

Papa Francisco: Primeiro o povo depois autoridades!

Olá,
Falta menos de dois dias para jornada mundial da juventude e com o novo papa vem tendo mudanças.Uma delas é o fim de protocolos e mais proximidade dos fiéis. A primeira novidade é no primeiro dia e será na chegada ao Rio de Janeiro. O combinado seria saída do aeroporto internacional do Rio de Janeiro conhecido como Tom Jobim ou Galeão ,direto para Palácio da Guanabara para encontro com governadores, prefeitos , presidenta e vice - presidente. O Vaticano, devido um pedido do papa , pediu usar o papamóvel logo na chegada ao Brasil. Segundo os organizadores da JMJ , o papa quer ter um encontro com povo brasileiro. As autoridades brasileiras alegando falta de segurança sugeriu um novo trajeto. Passeio de carro aberto no centro da cidade do RJ. Papa irá de carro fechado até a catedral metropolitana,trocará por um aberto até o teatro municipal onde voltará ao primeiro carro até um heliporto onde irá até Palácio da Guanabara para receber as autoridades.
A programação foi criticada por alguns teólogos que alegaram um contato maior com governantes do que com povo. O papa já alterou pela filosofia que ele vem demonstrando. Essa atitude demonstra um gesto que ele vem fazendo desde sua eleição: ser o bispo de Roma e não o papa. Alguns podem estar achando que é algo sinônimo , mas não é. Jorge Bergolio quer ser o pastor, líder de uma religião e não um chefe de Estado de um país. Já as autoridades irão ficar aguardando um pouco mais para encontrar o papa como elas gostam de chama-lo. Esse tempo a mais poderia ser para observa-lo e aprender ter o contato com o povo, já que a maioria dos políticos brasileiros  estão em seus palácios e o povo sem serviço público de qualidade.
Ontem, foi o dia do amigo. Vai algo para pensar e refletir: Ás vezes queremos um amigo que está distante da gente e esquecemos de pessoas próximas quando percebemos que o distante finalmente saiu da sua vida, o de perto já cansou de você. Esse mais próximo poderia ser bem melhor do que o outro. Fiquemos atentos aos que tão próximos da gente , os verdadeiros são assim.
Abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário