quarta-feira, julho 17, 2013

Jornada Mundial da Juventude : Contagem Regressiva!

Olá,
Falta menos de uma semana para vinda do Papa Francisco para Rio de Janeiro em sua primeira viagem oficial e fora da Itália. A jornada foi idealizada e criada pelo beato João Paulo II em 1984. Segundo o criador a finalidade é  "…a esperança de um mundo melhor está numa juventude sadia, com valores, responsável e, acima de tudo, voltada para Deus e para o próximo." É um evento da igreja católica , mas não significa que outras religiões estão impedidas de participar.
Muitos jovens estrangeiros estão chegando na cidade maravilhosa,além dos brasileiros de outras regiões. Todos estão ansiosos para esse evento e um dos motivos é pelo fato do papa quebrar protocolos para estar mais próximos do povo. Para muitos especialistas , isso significa que Jorge Bergolio não quer ser o chefe de Estado do Vaticano , mas sim um bispo para o povo. A primeira demonstração disso foi o papamóvel e um jipe que chegaram da sede da Igreja Apostólica Romana ,  sem blindagem o que demonstra um maior contato. Outra atitude é perdoar os pecados através do twitter. Segundo reportagem da revista VEJA , Francisco dará indulgencias que é perdoar pecados sem penitencias. Os católicos impedidos de ir para JMJ  terão que cumprir as comuns condições espirituais , sacramentais e de oração , com o propósito de filial submissão ao Romano Pontífice. Além de participar espiritualmente das sagradas funções nos dias determinados e seguir estes rituais e exercícios piedosos enquanto se desenrolam , através da televisão e do rádio ou , sempre com a devida devoção , através dos novos meios de comunicações. Não é seguir o papa no twitter e sim participar espiritualmente da Jornada Mundial da Juventude. Diferentemente de alguns meios de comunicações e pessoas vem postando que só seguir os pecados serão perdoados. A reportagem ainda acrescenta que Francisco postará posts no Twitter durante o evento com mensagens e vídeos para as pessoas de todo mundo estarem conectadas com esse grande evento para juventude. Mesmo que alguns achem natural essa atitude do líder da religião católica , é um grande avanço para uma religião com muitas tradições e conservadora. Já tem pessoas criticando essa atitude do papa , só para sentir o conservadorismo. 
As maiores televisões abertas brasileiras reservaram lugar para uma equipe vir com o papa desde Roma para o Rio de Janeiro. Além de uma parceria em que cada emissora ficou responsável por uma parte da cobertura e as imagens serão levadas para uma central comandada pela Rede Globo que fará edição das imagens. Mesmas imagens serão retransmitidas para  CTV ( Centro Televisivo Vaticano ) que distribuirá a transmissão para o mundo todo. Isso não impede que emissoras de TV tenham imagens exclusivas. Até agora nenhuma emissora divulgou a programação da cobertura. A emissora oficial é a Rede Vida e deve fazer total cobertura.
Abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário