quarta-feira, julho 09, 2014

Brasil sofre apagão e vexame!

Olá,
Hoje é um dos dias mais tristes do futebol brasileiro após o massacre alemão. A seleção foi humilhada no próprio país. Perder a Copa no Brasil é algo suportável , mas de goleada é inesperado. O jogo não iniciou péssimo para o país anfitrião. 
O início do jogo foi bom para o Brasil porque começou dominando o meio campo. Chegou até chutar para o gol com toques de bola e criação de jogadas. Após um escanteio e um grande erro da zaga brasileira , aconteceu o primeiro gol alemão. Depois disso , a seleção da casa diminuiu o domínio no meio campo e permitiu a Alemanha tocar a bola e criar jogadas. A consequência disso foi o segundo gol . Após esse acontecimento , um grande apagão e possivelmente o maior da história da seleção brasileira . A seleção sofreu quatro gols em um intervalo de apenas 6 minutos e 39 segundos. A pergunta: poderia ser evitado? Técnico demorou para realizar substituições? Neymar e Thiago Silva fizeram muito falta? Os dirigentes possuem culpa?
O fundamental foi a falta desses dois jogadores. A contusão do Neymar foi muito decisivo para isso. Como disse o Casagrande na transmissão da TV Globo: o Brasil jogava pelo jogador , por jogadas individuais e depois da saída do principal jogador precisou da coletividade , do time e não aconteceu. Thiago Silva faltou não pela atuação do Dante e sim por ser capitão. Após o 3 a 0 , precisou de um líder para acordar o time e tirá-lo do apagão. O Felipão poderia ter feito as mudanças do intervalo após o 3 a 0 , mesmo sendo um gol atrás do outro , poderia mudar algo. O mais importante e o maior legado é a mudança na administração do futebol brasileiro. A começar da CBF e depois dos clubes brasileiros. A responsável do futebol brasileiro possui o mesmo comando por muito tempo e continuará porque a eleição foi antes da Copa. O eleito tem o apoio desse grupo e inclusive ajuda na atual administração. Será esse homem o responsável de grandes mudanças no futebol do país mais vitorioso das Copas? A esperança é a última que morre e precisa de cobranças para isso ocorrer. O Bom Senso Futebol Clube é um bom caminho para isso. O Ministério do Esporte e a própria presidenta do país já deram apoio. É necessário atitudes para as próximas Copas. 
O lado negativo foi a ação de alguns brasileiros após a derrota. No esporte se ganha e  se perde. É necessário aprender isso. Em São Paulo , três ônibus foram incendiados após o jogo do Brasil. No Rio de Janeiro , depredação interrompeu serviço de duas linhas do BRT Transcarioca. O maior prejudicado é quem precisa do serviço. 
Outra situação triste é culpar qualquer governo: federal , estadual ou municipal do resultado do jogo. A responsável é a Confederação Brasileira de Futebol. Essa mesma possui uma administração independente e não possui recursos públicos. O que sustenta são patrocínios de empresas privadas . Os políticos possuem a competência da organização do evento , do lado de fora dos estádios. Dentro deles é responsabilidade da FIFA. A imprensa estrangeira , jornais do exterior e os "gringos " estão adorando e afirmando ser uma das melhores da história e se não for a melhor. A população e a imprensa deve e precisar criticar , reclamar dos governos e dos políticos. Isso fortalece a democracia , porém deve ser estudado a responsabilidade de cada um. Se isso não acontece , é injustiça !
Abraço e força brasileiros. A grande maioria deve estar tranquila porque fez sua parte: defendeu e torceu pelo seu país. Foi nacionalista e esse espírito deve continuar. Desejo de amor e melhora do Brasil!

Um comentário: