terça-feira, março 25, 2014

Violência no nordeste altíssima!

Olá,
O programa Fantástico , no último domingo , mostrou dados preocupantes sobre a segurança pública no país. Segundo estudo mexicano , três cidades brasileiras estão entre as dez mais violentas do mundo. Elas são: Maceió , Fortaleza e João Pessoa. A maior tristeza é que ambas as cidades fazem parte da região nordeste. Local com lindas paisagens , belo povo , porém com alto índice de desigualdade social. 
A cidade alagoana registrou , em 2013, 79 mortes para cada 100 mil habitantes.  Uma pessoa morre a cada duas horas! É a cidade mais violenta do país e a terceira do mundo. 53 % são jovens de 18 a 29 anos. A cada dia , cinco jovens morrem. Traficantes matam quem ajuda na investigação e a consequência é uma enorme dificuldade para achar o culpado.  Essa foi a primeira cidade a receber ajuda da força nacional em 2012. O principal motivo é a falta de efetivo da polícia militar. Em 2004 , tinham 10 398 militares e 2014 , 10 012 policiais. O tráfico de drogas ocorre nas praias e crianças a negociam, O Ministério Público alega o principal motivo: impunidade das autoridades denunciadas por homicídio. 
A capital do Ceará é a segunda mais violenta do país e a sétima do mundo. Essa linda cidade tem 72 assassinados para 100 mil habitantes. No carnaval , tiveram 25 mortes. A imprensa cearense , durante a maior festa popular brasileira , divulgou 61 mortes e informou a fonte da secretaria de segurança pública do estado do Ceará. Há 58 mil foragidos sendo 11 mil por homicídios. O local de procura desses marginais está totalmente sem estrutura.. Para os sindicato dos policiais civis afirmou uma falta de efetivo. O secretário de segurança pública cearense afirmou , durante o carnaval , que o número de mortes é normal e não foi devido à data. Segundo o próprio , somete duas mortes foram em áreas de turistas e carnaval. Na entrevista ao Fantástico , chefe da segurança afirmou a prisão de 10 500 bandidos , ano passado , e a polícia investigando vem dando resposta. 
João Pessoa  é a nona cidade mais violenta do mundo e a terceira do país. Possui 66 mortes para cada 100 mil habitantes. O pior é a venda de drogas na frente da delegacia de turista. O Ministério Público aponta a principal causa tráfico de drogas. A polícia Federal aponta uma milícia comandada por policiais. 
Para ter um grau da gravidade nessa cidades: a organização mundial da saúde considera epidemia de violência o número de homicídios acima de 10 para 100 mil habitantes. 
Mesmo assunto de segurança pública sendo de competência dos estados , deve ter uma união de todos os poderes. O ministro da justiça disse que o Rio de Janeiro deve ser um exemplo para todo país , com o pedido de ajuda ao governo federal. Ainda completou: o interesse da população deve estar acima dos interesses partidários. Como disse ontem , não é somente com polícia que se resolve problema de segurança pública. Precisa de serviços públicos de qualidade: educação , saúde e transporte coletivo. Isso ainda é muito atrasado no país.
Abraço e torcendo pela paz no Brasil e no mundo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário