segunda-feira, março 24, 2014

UPPS precisam de mais social!

Olá,
Semana passada foi complicada para Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro. Quinta-feira , criminosos entraram em conflito com policiais da UPP de Manguinhos. Segundo relatos da comunidade , aconteceu um protesto e os bandidos aproveitaram essa situação para atirarem nos policiais. O Governo do Estado do Rio de Janeiro disse que os marginais vieram em vans da Vila Kenneedy para invadiram o morro dos Macacos. Durante o trajeto , policiais da UPP de Manguinhos viram essa organização dos criminosos e começou o confronto. Essa situação gerou uma clima tenso na comunidade e teve apoio do BOPE e Batalhão de Choque.
Ao mesmo tempo , as UPPS do Complexo do Alemão e do Lins foram atacados e a tensão na cidade aumentou. Todos os policiais do estado ficaram de prontidão , alerta máximo devido ao aumento da criminalidade.
Na madrugada de sexta-feira ,  o governador Sérgio Cabral e o secretário de segurança pública José Mariano Beltrame comunicaram o pedido de ajuda ao Governo Federal.  No mesmo dia e na parte da manhã , a presidenta Dilma , ministro da defesa e chefe da força maior , representando o ministério da defesa , se reuniram e deram total apoio ao estado fluminense.
Outra reunião aconteceu nesta manhã no Rio de Janeiro. Todos do último encontro tiveram presença , exceto da presidente. Foi comunicado GLO: Garantia de Lei e Ordem. É o termo técnico para utilização das forças armadas em uma cidade brasileira. O local escolhido foi o Complexo da Maré. Segundo as autoridades foi devido às investigações do serviço secreto e a localização da comunidade. Após a recuperação da área , será instalada mais uma UPP. Será semelhante ao ocorrido no Complexo do Alemão , onde os militares ocuparam a área após ataques da mesma facção criminosa na cidade.
Essa política e projeto de UPP é correta e é umas das melhores da história do estado fluminense , se não for o melhor. Como diz o próprio secretário de segurança pública , José Mariano Beltrame , não é somente com a polícia que irá se resolver o problema da criminalidade. Precisa-se de saúde , educação , trabalhos dignos com bom salários e transporte coletivo digno.  O que vem sendo feito , mas muito lentamente.
Os serviços públicos devem entrar nessas comunidades com a união dos governos: municipais , estaduais e federal. Todos devem cobrar as autoridades serviços públicos de qualidade como a população fez em julho passado.
Abraço e torcendo pela paz no mundo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário