sexta-feira, outubro 10, 2014

Greve na empresa Viação Andorinha e Rio Rotas

Olá ,
Há uma semana atrás , duas empresas de ônibus do consórcio Santa Cruz entraram em greve . O motivo foi a falta de pagamento aos funcionários . A Rio Ônibus ( sindicato das empresas de ônibus do município do Rio de Janeiro ) soltou uma nota argumentando sobre a dificuldade financeira das empresas devido à concorrência . O motivo foi a grande presença das vans na zona oeste . O sindicato dos empresários se comprometeram a realizar os pagamentos devedores . Além das outras empresas assumirem as linhas da Viação Andorinha e Rio Rotas .
Rio Ônibus realizou os pagamentos e os funcionários voltaram ao trabalho no final da sexta-feira passada . Os usuários agradeceram porque o número de ônibus na linha foi reduzido . A consequência foi maior espera dos passageiros para pegar o ônibus e maior lotação !
A Prefeitura do Rio de Janeiro já esperava isso porque a paralisação de duas empresas dificulta a criação dos pools . As outras empresas assumirem as linhas com 100 % da frota é quase impossível porque a quantidade de ônibus é insuficiente . Esse problema levantou várias perguntas : Como uma empresa de ônibus pode estar mal financeiramente ? Se a empresa não tem dinheiro para pagar os funcionários , imagina fazer manutenção !
A resposta é simples : falta de administração e fiscalização da Prefeitura do Rio de Janeiro . Por ser uma concessão municipal , a secretaria municipal de transportes deveria ter acesso as contas das empresas de ônibus para evitar situações como na Viação Andorinha e Rio Rotas . Esse caos nas empresas prejudica a população porque o sistema de transporte fica pior do que já é .
O RJTV - primeira edição ( jornal local da Rede Globo ) vem exibindo uma série de reportagens com as péssimas condições dos ônibus do consórcio Santa Cruz . Uma delas é das empresas com problema financeiro . Problemas de manutenção e falta de veículos nas linhas .  A Prefeitura do Rio de Janeiro vai multar devido ao pouco número de ônibus . A  prova foi a rápida consulta no GPS dos ônibus . A denuncia dos ônibus com péssimo estágio de manutenção será verificada pela secretaria municipal de transporte com uma fiscalização nas garagens das empresas envolvidas .
A multa poderá chegar a R$ 200000,00 . Isso é o máximo , mas para chegar nesta situação é necessário várias advertências e multas inferiores . O consórcio Santa Cruz irá colocar novos carros nas linhas com carros sem manutenção e se necessário novas empresas assumirão alguns itinerários .
A Prefeitura do Rio recomenda reclamar através do 1746 reclamações envolvendo ônibus com dia / hora do ocorrido , número de ordem e endereço . As linhas com maiores reclamações são fiscalizadas .
Abraço e denunciem os transportes sucateados ! 

Um comentário:

  1. Quero saber sobre a linha 738 & 358 que não estão operando nas de urucânia, paciência
    Sta Margarida, Est. do Campinho & outros locais aonde passam o que fazer.
    Os Moradores quer solução.

    ResponderExcluir