quinta-feira, setembro 04, 2014

Dilma cresce na pesquisa Datafolha

Olá,
Ontem , o instituto Datafolha divulgou mais uma pesquisa de intenções de votos para presidente do país . O destaque foi a crescimento da atual presidente . A mudança do cenário eleitoral  está provocando uma grande disputa desde a  morte do ex-governador de Pernambuco , Eduardo Campos , em um acidente na cidade de Santos . Marina Silva substituiu o candidato na disputo do PSB . Ela passou o candidato Aécio Neves ( PSDB ) na primeira pesquisa com o nome dela . A segunda foi mais comemorada pela ex-ministra do governo Lula porque ganharia da candidata Dilma Rousselff ( PT ) no segundo turno . O destaque foi a diferença de dez pontos porcentuais .
A mudança fez o Partido dos Trabalhadores mudar a forma da campanha da atual presidenta . A estratégia era apresentar os projetos realizados , futuros e se defender dos ataques . Após a queda , Rousself foi para o ataque contra Silva e isso ficou muito claro no último debate . Além dos programas vinculados no rádio e televisões abertas pelo horário eleitoral gratuito . Um exemplo é a comparação de Marina Silva com Jânio Quadros e Fernando Collor . Foi muito criticado por cientistas políticos , opositores e até por membros do próprio partido . O resultado deu certo porque a presidente aumentou três pontos .
Dilma Rousselff ( PT ) tem 37 % , Marina Silva ( PSB ) 33 % , Aécio Neves ( PSB )  15 %  , Everaldo ( PSC ) 1 % , outros 2 % , brancos e nulos 7 % e não sabe ou não respondeu 5 % .
No segundo turno , a candidata favorita , Marina Silva , cresceu um ponto porcentual e passou para 46 % . A segunda colocada , Dilma Rousselff , cresceu três pontos : 36 % para 39 % e deixou a eleição mais disputada .
Há três argumentos para explicar o aumento da candidata do PT . O primeiro é a melhor avaliação do governo petista . Os eleitores aumentaram de 34 % para 36 % consideram o atual governo bom e ótimo . Brasileiros com opinião de ruim ou péssima caiu de 27 % para 26 % . Avaliação do governo como regular é 37 % , anterior 36 % . O segundo motivo é o horário eleitoral gratuito . Desde o início dele , a aprovação do governo aumentou de 31 % para 36 % . A taxa de ruim ou péssimo caiu de 33 % para 26 % .  Deve ser lembrado o grande tempo da presidenta na TV e rádio pela grande aliança partidária . Outro motivo é a queda da taxa de rejeição , 33 % para 26 % .
A pesquisa mostra o perfil dos eleitores das duas favoritas . Marina Silva ( PSB ) tem votos de eleitores até 24 anos ( 37 % ) , com curso superior ( 37 % )  e da região sul ( 40 % ) . Entre os protestantes , mais conhecidos como evangélicos , chega a 43 % . Dilma Rousselff tem mais votos entre os brasileiros de 55 anos ou mais ( 41 % ) , quatro anos de estudo ( 50 % ) e nos estados do nordeste ( 48 % ) . A pesquisa foi feita entre Domingo e terça-feira . A entrevista foi feita com 2506 entrevistas  , em 175 municípios . A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e o jornal Estado de São Paulo .
Abraço e conheça as propostas para votar corretamente . 

Nenhum comentário:

Postar um comentário