quinta-feira, fevereiro 27, 2014

Ao acusar precisa de certeza e responsabilidade

Olá,
Essa semana os meios de comunicação noticiaram um caso de um ator preso em flagrante injustamente. A polícia civil e a justiça colocou atrás das grades um inocente Infelizmente isso não é um exceção , pelo contrário: acontece muitas vezes e poucos viram notícia . 
A causa é incompetência na investigação pelo despreparo de formação dos policiais e a falta de estrutura para achar o culpado correto. Além de quem identifica a pessoa errada. Precisa-se ter certeza. A liberdade é um dos maiores direitos de um cidadão e quando é retirada: é algo muito grave! Para ir a uma delegacia , identificar o sujeito: precisa de certeza para não causar injustiça e responsabilidade pensando   que o erro pode causar danos para outro pelo resto da vida. 
O caso do ator preso injustamente deve gerar uma reflexão em todos:  a melhora nas polícias para não causar erros gravíssimos e a população não seguir por preconceito ou influencias de outros numa acusação , devemos seguir sobre o que realmente vimos. Não é fácil tanto para o Estado como ao povo. Para os governos: uma investigação policial é muito complexa e precisa de pessoas muitíssimas capacitadas e equipamentos sempre renovados de última geração. A população precisa manter a calma mesmo com adrenalina e desespero pelo incómodo de um crime , ter convicção em achar o culpado.
Abraço e vamos ter mais cuidado nas investigações e ao acusar um cidadão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário