domingo, dezembro 29, 2013

STJD: Correto , porém injusto!

Olá,
Sexta-feira o Superior Tribunal de Justiça Desportiva determinou no pleno , última instância  , a perda de pontos do Flamengo e Portuguesa.  Ocorreu a perda de pontos de quatro pontos para cada.   Três por penalidade e um pelo ponto garantido na partida. O resultado beneficiou o Fluminense que caiu de divisão no campo , mas com a perda de pontos da lusa , retornou a primeira divisão do campeonato brasileiro. Muitos comentaristas e jornais estão usando a palavra Tapetão já que o resultado dentro de campo não foi respeitado. Os juízes do STJD negam e falam que essa palavra não é apropriada já que a Portuguesa errou. Está esse grande comentário porque o time sortudo é o Fluminense e a história dele em campeonatos é  polêmica.
O regulamento do campeonato é bem claro e as penas também. Infelizmente , os times se equivocaram e sofreram as penas. O problema é no caso da lusa. O motivo é o rebaixamento. Devido a um erro , irá para série B. Os torcedores e o advogado do Fluminense só estão lamentando e alegam a regra é clara , tinha que ter lido o regulamento e evitado tudo isso. A pergunta de muitos torcedores dos outros times: é justo perder um campeonato por um erro? É correto um campeonato ser decidido nos tribunais? A resposta é não. Deve prevalecer o que foi decidido dentro de campo e um time por causa de um erro ser rebaixado é injusto. Como ser correto e justo?
Esse senso faltou aos STJD , com todo meu respeito , uma das  soluções seria começar o campeonato do ano que vem com menos quatro pontos cada equipe. Ao mesmo tempo seria correto porque seguiria o regulamento da competição e não prejudicaria o que foi decidido dentro de campo.  Os especialistas alegam que essa norma só é utilizada na Europa e autorizada pela FIFA , porém a CBF determina que as penas não podem ser utilizadas em campeonatos subsequentes.
Esse acontecimento tem que servir de exemplo para próximos campeonatos. Os times devem ficar atentos nas regras para impedir julgamentos e a Confederação Brasileira de Futebol deve analisar as penas , modificando para as penalidades na última rodada poderem ser aplicadas no ano posterior na mesma competição.
Portuguesa irá acompanhar processo aberto no Ministério Público de São Paulo que está analisando se feriu o Estatuto do Torcedor que é uma lei federal , portanto acima do STJD. Caso tenha ferido poderá ter reviravoltas no campeonato brasileiro de 2013. O mesmo acontece no caso do Vasco da Gama sobre a tentativa de homicídio na última rodada do brasileirão.
Abraço e um futebol melhor em 2014!

Nenhum comentário:

Postar um comentário