terça-feira, dezembro 17, 2013

Parabéns Papa Francisco!

Olá,
Hoje, poderia estar escrevendo sobre o julgamento no STJD , mas irei comentar após o julgamento do recurso. Além de outros fatos pessoais. O dia 17 de Dezembro tem um aniversariante ilustre. Só a personalidade do ano , segundo a revista americana Forbes.
Jorge Mario Bergolio , como gosta de ser chamado , era cardeal arcebispo de Buenos Aires e pouco conhecido pela população em geral , fora da Argentina. Filhos de imigrantes italianos , o argentino se formou em química e depois entrou no seminário da Companhia de Jesus e se tornou jesuíta. Deu aula de teologia , principalmente evangelização e doutrina social da igreja católica. Alguns conservadores americanos que não conhece sobre o lado social do catolicismo , tem chamado Francisco de comunista. Essa semana, ele respondeu de uma forma bem adequada: a ideia do comunismo é um erro. Comunista não é , porque conheci vários que eram gente boa , então me chamar de comunista não considero uma ofensa. Uma das grandes resposta do pontífice.
Desde a data histórica de 13 de Março de 2013,  quando o mundo ficou surpreso com a escolha dele e do nome , foi uma das maiores mudanças da história da Igreja romana. Muitos intelectuais já chamam de uma contrarreforma , não de doutrinas e sim do modo de comunicação e visão de igreja. Após dispensar objetos de luxo e poder , disse que queria uma igreja pobre para os pobres. O que não é novidade no catolicismo da América Latina com a  polêmica Teologia da Libertação que um dos criadores foi frei brasileiro Leonardo Boff. Foi chamado de comunista e punido pelo papa João Paulo II e seu braço direita na Doutrina da Fé ,  Joseph Alois Ratzinger , atual Bento XVI . Quando o atual sucessor de Pedro , foi questionado sobre isso: a igreja levou muito para o aspecto político , eles só queriam uma igreja melhor. Não foi uma condenação direta até porque o bispo emérito de Roma está vivo e a poucos metros dele. Além de outros cardeias com a mesma ideologia do antigo. É uma forma diferente de liderar mais de um bilhão de fiéis. Por isso foi escolhido como a personalidade do ano e quarto homem mais poderoso do mundo por dar uma renovação e Ânimo para o catolicismo.
Nesses últimos momento do dia, desejo cada vez mais de força e luz para ajudar na condução da humanidade para um mundo melhor!




Nenhum comentário:

Postar um comentário