quarta-feira, abril 24, 2013

Há solução para acabar com adolescentes cometendo crimes?

Olá,
Este mês , brasileiros ficaram chocados com a morte do universitário Victor Hugo Deppman,estudante de rádio/TV e estagiário da RedeTV!. Jovem,de 19 anos, morreu no dia 9 de Abril,Terça-feira.Para quem não sabe,ele estava em frente a sua casa quando foi abordado por um adolescente de 17 anos prestes a completar 18 anos.O famoso "de menor"foi assaltar o universitário interessado pelo celular que segundo o programa Sábado Total ,da emissora onde ele trabalhava,custava cerca de R$150,00.Além de assaltar o criminoso matou Victor com tiro na cabeça mesmo sem reação.Esse crime bárbaro gerou uma volta de uma  discussão  na sociedade brasileira: os adolescentes envolvidos com crimes e a punição.
Atualmente, os menores de 18 anos são julgados de acordo com ECA,estatuto da criança e do adolescente,que determina:brasileiros com 12 até 17 anos são apreendidos e no máximo cumprem medidas sócio educativas para poderem se socializarem e voltar a viver na sociedade.
Teoricamente a lei parece ser excelente,mas a prática está sendo errada. Os adolescentes não são preparados para voltar ao convívio social,então retornam ao mundo do crime.Isso causa uma sensação de impunidade para quem sofre a violência ou para quem vê as notícias e são sentimentais. Embora alguns aleguem que a saída é a redução penal porque criaria um "medo"dos menores que diminuíam a criminalidade, não iria dar certo por diversos motivos.
Um deles é que não combateria a causa do problema. Há anos,a política brasileira é prender criminosos para acabar com a violência no país.É mais do que certo: essa política não vem dando certo porque cada vez mais,aumenta a violência.O combate tem que ser nos motivos que fazem um jovem entrar no mundo do crime.Claro que alguns entram porque escolheram,mas muitos possuem outros motivos.Eles são: falta de oportunidade,pouca educação,alto custo de vida no país e falta de presença social do Estado nas áreas carentes e periferias.
Outro fato seria a pouca estrutura das penitenciarias brasileiras.Devido a pouco investimento estatal, os presídio estão sem a mínima condição de recuperar alguém ou estão super lotados.Se prendermos os adolescentes nesses locais,mais pessoas entrariam causando um caos maior no sistema.Além desses jovens serem influenciados pelos maiores para depois da saída, entrarem em facções criminosas. Saídas essas devido as brechas das leis com as reduções penais provocado pelo mau estado das cadeias brasileiras.
A solução e o problema é bem mais complexa que certos meios de comunicação dizem que é. Uma delas é o ensino em tempo integral nas escolas públicas como nos Estados Unidos,qualificação dos brasileiros e melhor remuneração em profissões menos qualificadas,diminuir o custo Brasil que gera altos preços e grande custo de vida.Como fazer é a redução de impostos e implantação de ferrovias e portos em vez de rodovias, o que diminuiria os custos.Vale lembrar que a presidenta Dilma vem reduzindo impostos e fazendo portos e linhas de trem com obras do PAC e um processo de privatização para mudar a rede de transporte. Deve melhorar a rede de saúde,cultura para as pessoas terem esse modelo de vida e não o mundo da violência, como exemplo.Precisa reformular as cadeias,fazendo os presos terem acesso de psicólogas,qualificação,trabalho,serviços comunitários para poderem recuperar os detentos já que o objetivo é esse ou teria que ser.
O assunto é polemico e é um resultado de vários fatores e não de um estatuto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário